Trabalhador tem jornada maior do que na Capital

Acordo em ação trabalhista não impede posterior indenização por acidente de trabalhoEspecialista aponta perfil industrial como explicação para o índice.

 

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) tem maior proporção de funcionários que trabalham mais de 41 horas por semana do que a capital do Estado, São Paulo. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, no primeiro bimestre de 2013, 85,6% dos trabalhadores com carta assinada na RMC estavam contratados para trabalhar entre 41 e 44 horas semanal, enquanto em São Paulo a porcentagem foi de 79,6% no mesmo período. Perfil industrial e menor força sindical são explicações dadas por especialista.
Esses dados podem até surpreender um pouco, porque nós temos aquela visão de que São Paulo tem uma vida mais agitada e que os paulistanos trabalham mais. No entanto, a principal diferença é que na nossa região o setor mais forte é o da indústria, em que a jornada de trabalho ainda é mais extensa. Já na capital, o setor mais forte é o de serviços, que já conquistou uma jornada mais amena , explicou Anselmo dos Santos, economista e professor do Cesit (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

 

A redução da jornada de trabalho é uma luta antiga que Marcos Roberto Ferreira Camargo enfrenta. Ele trabalha há 28 anos em uma indústria do setor alimentício e desde 2011 é presidente do Sitac (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Campinas) e conta que a jornada de trabalho vai muito além das oito horas diárias.

 

Eu entro às 6h, então tenho que acordar às 4h30. Saio às 15h do trabalho, mas só chego em casa depois das 17h, então são quase 12 horas só para o trabalho. O trabalhador chega em casa cansado, desmotivado e querendo descansar porque no dia seguinte acorda muito cedo e nem no sábado ele pode descansar , contou.

 

SINDICALISMO

 

Santos defende que além da diferença no setor predominante, em São Paulo as jornadas de trabalho costumam ser menores do que em outras regiões do país por conta da forte presença dos sindicatos.

 

O peso dos sindicatos na Capital é muito maior do que na nossa região, normalmente eles são mais expressivos e por isso conseguem regulamentar melhor a jornada de trabalho. Até porque, quem trabalha menos horas tem um rendimento melhor, vai estar mais disposto e menos distraído. Com jornadas menores de trabalho, menos se desperdiça , defendeu o economista.

 

Uma das principais reivindicações do Sitac é a diminuição da jornada de 44 para 40 horas semais. Nós trabalhamos muito a semana toda e chega no sábado tem mais uma jornada. O patrão dá risada, mas a gente mal encontra a família durante a semana e só temos o domingo para descansar , explicou Camargo.

 

fonte: http://www.relacoesdotrabalho.com.br

Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.